quarta-feira, 6 de maio de 2009

Leci Brandão recebe título de Cidadã de Santos e Vereador cita nome da jornalista Claudia Alexandre no discurso


A Câmara Municipal de Santos entregou na última terça-feira, dia 13 de setembro, o Título de “Cidadã Emérita de Santos” à Leci Brandão, conforme Decreto Legislativo nº 10/2005.A cantora e compositora Leci Brandão nasceu e foi criada nas proximidades de redutos do samba carioca, como a Portela, Vila Isabel e Mangueira.Em 1968, Leci apareceu pela primeira vez para os telespectadores quando ganhou o prêmio “A Grande Chance”, da TV Tupi. Foi a primeira mulher a integrar a Ala dos Compositores da verde-rosa (Mangueira), no ano de 72. Também teve atuação na política, em movimentos ligados à defesa dos direitos humanos e ao sindicalismo. Marcou sua carreira internacional fazendo shows nos cincos continentes.
O vereador Manoel Constantino dos Santos (PMDB), autor da propositura, fez o discurso de saudação. "Nascida em Madureira, criada em Vila Isabel, nas proximidades dos redutos do samba carioca. A primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira. Seus pais Antonio Francisco da Silva e Lecy de Assumpção da Silva, com muita sensibilidade conseguiram inconscientemente implantar em suas veias o amor à luta pelas desigualdades sociais. Uma marca da infância foi quando Leci ganhou um concurso escolar de redação sobre o Equador e não levou o prêmio, acreditando haver ocorrido a discriminação, por ser filha da servente da escola. Leci Brandão começou sua carreira no programa de calouros apresentado por Flávio Cavalcanti na TV Tupi, em 1968, onde venceu na categoria de compositora.
O brilhantismo de sua carreira reflete-se na série de honrarias e títulos já recebidos: Cidadã Paulistana; Medalha Pedro Ernesto, da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro; Medalha Cruz e Souza, da Câmara Municipal de Florianópolis, Santa Catarina; a Comenda de “Zumbi dos Palmares”, do Governo de Alagoas; Cidadã Matogrossense; o Brasão da Cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul; Título de Cidadã Bernardense, chegando ao Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Órgão do Ministério da Justiça.
A relação de Leci com a nossa cidade se efetivou com a sua participação nas instituições religiosas que festejam Yemanjá, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Esta festa a partir de 2003 consta do calendário oficial da cidade, em virtude de Lei de autoria deste Vereador.
É sabido que o convite para participar da festa, foi feito a Leci por um filho de santo do Ilé Asé Odé Omi Fon do saudoso Babalorixá Vivaldo Pires de Carvalho, através da jornalista Claudia Alexandre, prontamente aceito pela homenageada. A partir daí, a presença de Leci tem sido constante em todas as festas dedicadas a Yemanjá, demonstrando imensa fé nesse orixá da religião afro-brasileira. A sua presença contagia a todos que participam das homenagens, pois Leci desfila na procissão com invejável animação, entoando as cantigas dedicadas à mãe de todas as cabeças com visível alegria.
É fato notório que o sucesso de Leci Brandão advém do seu trabalho honrado, destemido e da grandeza de sua fé. Na verdade, a população santista é que deve se sentir privilegiada por poder contar com a visita desse magnífico ser humano, dotado de um talento esplêndido para a música, que com seu carisma, reserva o dia 02 de fevereiro de todos os anos na sua disputada agenda, para visitar a cidade e emprestar o seu prestígio à louvação a Yemanjá.
Merece menção o fato de Leci, na maioria de seus trabalhos, prestar homenagem a todos os deuses da religião afro-brasileira, o que faz como forma de agradecimento pelas graças obtidas.Leci merece os aplausos de todas as religiões, pois, apesar de ser adepta do candomblé, sempre agiu com muita discrição, solidariedade e amor ao próximo.
O Título de “Cidadã Emérita de Santos” cabe-lhe muito bem, como forma de retribuir todo o amor que Leci Brandão demonstra por nossa cidade.
Se a cultura é a identidade de um povo, aqui celebramos esta identidade, representada por uma grande mulher que cumpre o papel e a função de sua arte, que é conscientizar, educar e transformar. Hoje, vamos aplaudir de pé, uma trabalhadora pelos direitos dos excluídos de todas as cores deste Brasil, a cantora, compositora, artista, cidadã brasileira: Leci Brandão. Leci, obrigado pela sua pulsante contribuição na construção de uma sociedade melhor!Quero lembrar a todos que 12 de setembro é a data de nascimento de Leci Brandão! Parabéns a Leci, nesta data querida....

VEREADOR MANOEL CONSTANTINO
Santos, 13 de setembro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário