quarta-feira, 13 de maio de 2009

Jornalista lança livro sobre candomblé na Baixada Santista na tradicional Procissão de Iemanjá

No próximo domingo (dia 5 de fevereiro), o público poderá apreciar, pelo quinto ano consecutivo, a bela procissão marítima em homenagem a Iemanjá. A festa, preparada este ano pela casa de candomblé Ilé Ofá Omim Ojó, coordenada pelo yalorixá Toloque, tem apoio da Prefeitura de Santos, por meio das Secretarias de Cultura (Secult) e Turismo (Setur).
O evento, que tem o intuito de preservar uma das maiores tradições da cultura afro-brasileira, será realizado a partir das 14 horas. A concentração será na Rua Ministro Daniel de Carvalho, esquina com a Avenida Almirante Saldanha da Gama, na Ponta da Praia.
No local, as pessoas poderão depositar oferendas e pedidos para serem colocados nas embarcações. A saída para o cortejo marítimo será da Ponte Edgar Perdigão (em frente ao Clube de Regatas Saldanha da Gama), local de onde partirão os barcos.
As embarcações que quiserem acompanhar a procissão poderão se inscrever no Departamento de Eventos e Produção Cultural (Avenida Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias). Informações pelo telefone 3226-8000.
Na ocasião a escritora Cláudia Alexandre lançará e autografará seu livro Na Fé de Vivaldo de Logunedé.

História
Foram os escravos africanos que trouxeram para o Brasil, no século 16, a adoração por Iemanjá, a rainha do mar. A festa teve início aqui por volta de 1920, em Salvador, realizada pela colônia de pescadores Z-1, que, por motivo de um ano de fraca pescaria, apelou à Iemenjá para pedir fartura de peixes.
Na Bahia a celebração ocorre no largo de Santana, no bairro do Rio Vermelho, sempre no dia 2 de fevereiro. A festa chega a integrar mais de 300 barcos, reunindo aproximadamente 200 mil pessoas de todas as classes sociais e de variados credos e raças. É uma das manifestações culturais mais importantes da Bahia.


SECRETARIA DE CULTURA DE SANTOS (SECULT)
ASSESSORIA DE IMPRENSA
30/01/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário