sexta-feira, 15 de maio de 2009

É preciso instituir cursos para apresentadores de eventos


Por: Claudia Alexandre

Como já sabemos, o Apresentador de Eventos pode atuar em atividades recreativas, esportivas e culturais, em eventos e festas públicas e privadas em geral, programas de rádio e TV, circos e espetáculos. Eles figuram como animadores, apresentadores, moderadores, mediadores ou mestres de cerimônias.
A formação deste profissional se dá na prática, no exercício da função e, em grande medida, a partir da observação dos vários estilos de apresentação existentes nos meios de comunicação, em eventos de grande porte, e de sua adaptação às características pessoais e àquelas do público-alvo.
A maioria desses profissionais é autônoma ou exerce alguma outra ocupação principal, devendo ser capaz de lidar com a pouca previsibilidade no que tange à oferta, locais carga horária e à temática tratada. Aos profissionais importa principalmente a capacidade de adaptação em situações diversas e de, principalmente, estabelecer empatia com o público. Deste, em última análise, depende seu sucesso no desempenho da atividade.
Em algumas situações, os profissionais podem trabalhar em posições desconfortáveis por períodos prolongados, em grandes alturas, sob ruído intenso, sem contar, o estresse constante. A exceção são os que trabalham em Rádio, TV e em Circos (grande porte) , pois são empregados registrados e podem contar com certa regularidade no que se refere ao conteúdo do trabalho e aos locais e horários em que é desempenhado. Além disso, para exercer a função de Apresentador de Rádio e TV, o interessado deve ingressar em curso reconhecido pelo MEC, para obter o registro profissional obrigatório, o DRT.
A maior oferta de vagas no mercado de trabalha para que exerce a função de Apresentador de Eventos será maior, na medida que houver a institucionalização de cursos regulares voltados para o público-interessado.
No Brasil não existem nenhuma instituição que ofereça regularmente capacitação e aperfeiçoamento. As contratações geralmente, feitas por agências e promotoras, ainda seguem critérios um tanto superficiais na seleção do profissional. Em alguns casos a função do apresentador, moderador, mediador ou mestre de cerimônia acaba sendo exercida pelo "mais desinibido do grupo", pelo cerimonialista ou pelo anfitrião, o que é um erro imperdoável!
Sendo assim, quem acaba ganhando o lugar são artistas, personalidades e celebridades emergentes, que garantem bons cachês e espaço na mídia.
Mas, apesar de disputado, este é um mercado consideravelmente promissor, para quem tiver dedicação, aptidão e possuir algumas competências pessoais, que vão desde dominar a língua portuguesa à investir na imagem pessoal. Mas lembre, que preparo é fundamental.

Fonte: Classificação Brasileira das Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego. www.mte.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário