quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

COLUNA DIVERSUS: Rede das Culturas Populares e Tradicionais homologa novos membros na primeira reunião da Secretaria Executiva

Em reunião no dia 11 de fevereiro, a Diretoria do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais, eleita como Secretaria Executiva da Rede desde a última assembleia realizada em Porto Alegre, no Fórum Social Temático, homologou inúmeros termos de adesão de novos membros. Assim, inicia-se o processo de reestruturação deste movimento, nascido em 2006 no âmbito do Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, e que, hoje, conta com mais de 5 mil ativistas envolvidos.
Entidades como o Grupo de Teatro Mamulengo Presepada, coordenado por Chico Simões, responsável pela realização da Teia dos Pontos de Cultura em Brasília e membro do Conselho Nacional de Política Cultural; a Associação Raiz., que publica a Revista Raiz., dentre outras; juntaram-se a Mestres da cultura tradicional como Gil do Jongo (Piquete/SP) e Mestre Paizinho (Moçambique de Taubaté/SP), além de militantes importantes do setor como Oswald Barroso, Simone Castro e Henrique Pereira Rocha (Fórum de Cultura Popular do Ceará); Adailton Alves (Rede Brasileira de Teatro de Rua); Cleri Fichberg (Fórum de Cultura Popular do DF e Entorno) e Guilherme Talarico (Comissão Goiana de Folclore), dentre outros.
Na opinião do presidente do Fórum, Marcelo Manzatti “Estas pessoas atuam fortemente na proteção e na promoção das expressões culturais populares e tradicionais e a capacidade de agregá-los neste espaço é uma certeza de que teremos avanços importantes na discussão, proposição e acompanhamento das políticas públicas para as culturas populares e tradicionais. Ótimo também que, no primeiro arranque, agregamos militantes de diversos Estados como Bahia, Minas Gerais, Acre, São Paulo, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Sul, Pará e Goiás, cobrindo as cinco regiões do país, o que nos permitirá, logo logo, capilarizar as ações da Rede por todo o Brasil”.

Próximos passos
A Secretaria Executiva da Rede reúne-se novamente no próximo dia 03 de março e novos termos de adesão já chegaram para aprovação. O mais importante, contudo, será a homologação das primeiras Coordenadorias Regionais da Rede, em São Paulo e no Distrito Federal, além do início da implementação do Plano de Trabalho bianual, que prevê a realização do Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares e Tradicionais e a criação de uma cartilha contendo informações sobre como os candidatos a prefeito e vereador das próximas eleições poderão incorporar às suas plataformas de campanha as ações, projetos, programas e políticas públicas já existentes para o fomento e a difusão das culturas populares e tradicionais nos municípios.
Para Manzatti “A necessidade de nos rearticularmos é urgente, sobretudo pelo desmonte que vem ocorrendo no nível do governo federal, sobretudo no Ministério da Cultura, das conquistas obtidas pelo setor no governo Lula, como o Prêmio Culturas Populares e o Programa Cultura Viva. Infelizmente, essa perda significativa de conteúdo vem sendo assistido muito passivamente por nossos representantes nas instâncias de controle social onde temos assento, como os Colegiados Setoriais e uma das missões da Rede para este ano será renovar essa representação”.

Adesão
A Rede possui dois espaços de articulação importantes:
Yahoogrupos
culturaspopularesBR@yahoogrupos.com.br

Facebook
https://www.facebook.com/groups/culturaspopularesetradicionais/
culturaspopularesetradicionais@groups.facebook.com

Os mais de 5 mil membros da Rede podem continuar a interagir nos ambientes de troca, mesmo informalmente, como ocorre hoje. No entanto, aqueles interessados em aderir formalmente ao trabalho, assumindo missões mais complexas, devem ler atentamente a Carta de Princípios, documento que orienta a ação da Rede, e preencher os termos de adesão conforme os modelos abaixo, enviando-os por e-mail para culturaspopularesetradicionais@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário