quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Agenciamento de Serviços em Eventos - Identificando Necessidades 1

Por: Claudia Alexandre
Qualquer projeto de evento, seja qual for a correspondência da sua tipologia, exigirá a contratação de uma sucessão específica de serviços e produtos. No mercado de Eventos, a chamada Cadeia de Agenciamento de Serviços inicia-se quando existe a necessidade de aquisição de bens ou serviços para a realização de um acontecimento. É quando surgem os Fornecedores e/ou agenciadores.
Um fornecedor poderá se apresentar como uma empresa legalmente constituída (Pessoa Jurídica), neste caso Empresa Organizadora de Eventos ou Agência de Eventos e ainda como um profissional qualificado ou mão-de-obra determinada (Pessoa Física).
Nessa relação é comum o envolvimento entre Cliente (Contratante), Agência ou agenciador (Contratado), que intermedia as necessidades de um evento com o mercado fornecedor, acionando uma relação chamada também de Terceirização, pois a empresa contratada passa a intermediar seu cliente, com outras empresas habilitadas para atender a um projeto.
Uma sub-relação chamada de Quarteirização pode ser formada, pois o cliente pode optar por contratar os serviços de fornecedores e/ou da agência, para que o atendimento e os serviços sejam prestados dentro do espaço físico da empresa, assim como acontece com empresas de segurança, acesso, transporte, produção, saúde e etc.., que gerenciam a necessidade do cliente, sem perder sua personalidade jurídica.


Cadeia de Agenciamento de Serviços

Cliente (necessidade) ------- Fornecedor 1 (Agência) --------- Fornecedores 2 (Produtos ou serviços) ---------- Fornecedores 3 (produtos e serviços)

I. Requisitos para o bom Agenciador/Fornecedor de Serviços ou Produtos:

Antes de contratar um determinado serviço, seja por Agenciamento (Terceirização) ou Fornecedor direto é preciso que o Contratado corresponda a alguns requisitos básicos de atuação no mercado, são eles:

1. Habilitação comprovada;
2. Conhecimento do mercado em que atua - competência;
3. Experiência comprovada;
4. Bom relacionamento com fornecedores;
5. Bons parceiros;
6. Qualidade profissional e de mão-de-obra;
7. Preço
8. Prazo
O caminho entre a escolha do fornecedor ou empresa organizadora deve ser percorrido com atenção, de forma a diminuir qualquer risco, como o não cumprimento do prazo e da qualidade esperada.

Entres os principais recursos para se chegar a um bom fornecedor estão: pesquisa de mercado, indicação por parceiros e levantamento em internet e catálogo de serviços.

Antes da assinatura do contrato, além dos tramites legais, nunca deixe de fazer uma visita ao novo fornecedor, verificar sua estrutura de atendimento e em alguns casos, faça uma Visita Técnica, para checar e avaliar diretamente se o local/espaço ou empresa oferece condições para cumprir o que foi contratado, atendendo ao Projeto do Evento.

II. Como identificar a necessidade de uma contratação de serviços para um evento?

Antes de solicitar qualquer serviço ou produto é necessário ter total conhecimento do Projeto do Evento, das necessidades apontadas no planejamento do evento e da planilha financeira (Orçamento), detalhando serviços que devem ser contratados, a partir de:

1) Tipo do evento:
2) Data do evento:
3) Horário do evento:
4) Número de convidados/participantes:

A partir destes detalhes preliminares, é possível identificar as necessidades de contratação de uma empresa organizadora (Agência) e/ou de mão de obra especializada (fornecedores em geral).

III. Principais segmentos e serviços oferecidos para o mercado de eventos:
1. Espaços para Eventos
2. Agências de viagens
3. Receptivo – recepcionistas, promotoras, RSVP
4. Hotéis – hospedagem, centro de convenções, lazer
5. Buffet
6. Restaurantes
7. Segurança
8. Empresas de Limpeza e serviços
9. Som – operação técnica e projetos
10. Iluminação – operação técnica e projetos
11. Equipamentos técnicos e informática – computador, DVD, TVs, data-show, teleprompter...
12. Cenografia
13. Assessoria de Imprensa e Marketing - Divulgação
14. Gráfica – produção e impressão
15. Brindes personalizados
16. Decoração Floral
17. Cerimonial – cerimonialista, apresentador e mestre de cerimônias
18. Atração artística – musical, humor, teatral, dança...
19. Estrutura e Montagens (instalação)
20. Transportes
21. Confecção
22. Mobiliários (móveis)
23. Foto e Filmagem

2 comentários:

  1. Ola, gostei da artigo,
    olha to planejando abrir uma empresa que ofereça por forma de agenciamento serviços de hoteis, restaurantes, espaço para evento etc. para realização de eventos em geral. eu nao vou oferecer diretamente estes serviços. a ideia é eu ter um banco de prestadores destes serviços e ai buscaria demandas e contava-os, oferecendo assim o serviços deles a outros (terceiros) isso seria uma agenciadora? qual seria a qualificação de uma empresa assim?

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  2. Vc estará atuando como um agenciador, ou seja, um intermediário de serviços, entre os fornecedores da área de eventos. A classificação pode ser de agência ou até mesmo de consultoria, já que vai manter um banco de dados e poderá apoiar na decisão dos clientes através do relacionamento.

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