quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Agenciamento de Serviços para Eventos - Identificando Necessidades 2

Por Claudia Alexandre
Abaixo você vai encontrar os principais itens de serviços e produtos para eventos, suas descrições e formas de contratação:

1. Espaços para Eventos


Áreas e locais onde se possa implantar todo e qualquer tipo de acontecimento dentro de suas necessidades e tipologia são considerados espaços para eventos.
No Brasil, os locais mais utilizados para eventos são Hotéis, Auditórios, Teatros e Restaurantes, respectivamente.
A definição e escolha do espaço físico estão diretamente relacionadas à sua formatação e montagem.
Eventos corporativos são em sua maioria realizados em locais fechados, que oferecem tranqüilidade, conforto e segurança para um público, que na maioria participa de Convenções, Congressos, Feiras e Exposições.
Os espaços abertos como Parques, Praças, Ginásios Esportivos são ideiais para eventos públicos musicais, culturais e esportivos.
A contratação do espaço exige cuidados como verificação de autorização de funcionamento, vistorias técnicas nas instalações (hidráulica, elétrica, gás, saídas de emergência, prediais), acessibilidade e capacidade.
Não se deve contratar espaços para eventos, sem a realização de uma rigorosa visita técnica.

2. Agências de viagens e turismo

Para facilitar e agilizar a prestação de serviços de emissão de passagens aéreas, rodoviárias e ferroviárias aos participantes de um evento, as empresas organizadoras e realizadoras recorrem às agências de Viagem e Turismo. Em geral elas também ficam responsáveis pela intermediação de hospedagem, sugestões de roteiros turísticos, culturais e sociais e até receptivo de convidados em Rodoviárias e Aeroportos.

A contratação da agência exige a análise prévia das melhores condições de taxas e tarifas, que ela pode conseguir com as melhores companhias de transporte doméstico. Além disso, a Agência Oficial do evento, devem ter conhecimento da região, em relação à infra-estrutura e melhores acomodações para os participantes. Os recursos humanos oferecidos também devem ser compatíveis com as exigências do Projeto.

3. Recepcionistas, promotoras e RSVP

A seleção adequada e o preparo de recepcionistas, isto é, das promotoras e/ou promotores que irão recepcionar e apresentar aos visitantes a empresa, além de muito importante, é bastante complexa.

Há opções de contratação de profissionais autônomas e de agências de recepcionistas, quem já trabalhou com estes dois tipos de contratação, deve ter tido experiências positivas e negativas de ambas. No caso de empresas agenciadoras a facilidade consiste no leque de profissionais disponíveis e da maneira mais fácil de acioná-las.

Na seleção desses profissionais não considere somente o seu aspecto estético. A boa comunicação, simpatia e responsabilidade são características essenciais ao perfil de um(a) bom(a) recepcionista. Se a empresa espera receber estrangeiros, adicione-se a essas características a necessidade de ser bilíngüe, ou mesmo poliglota.

R.S.V.P. – Respondez Si’l Vous Plait - O termo em francês significa “responda por favor”. Este serviço tem sido fornecido por agências exclusivas e/ou profissionais especializados em confirmações de convidados para eventos, com o objetivo de manter controle sobre o número de convidados que estarão presentes na data do acontecimento.

Além dessa função primordial, este serviço visa o conforto dos convidados, bem como o melhor atendimento aos que aceitarem o convite. A equipe de RSVP também é responsável em passar todas as informações importantes como acesso, horários, trajes, preços, lista de presentes, locais e forma de estacionamento, entre outras.

RSVP Passivo é aquele que recebe ligações voluntárias dos convidados, que atendem a indicação do convite e liga confirmando a própria presença.

RSVP Ativo é aquele que faz ligações para reforçar convite para as pessoas destacadas de uma lista de convidados, em geral autoridades, e também para pessoas que não confirmam voluntariamente sua presença até uma data específica. Um serviço muito utilizado, já que não há outra forma de saber se o convite chegou realmente a quem interessa.

4. Hotéis – hospedagem e eventos

Um dos principais espaços para eventos corporativos e reuniões dialogais como Congressos, Convenções, Seminários, Encontros e Palestras, os Hotéis oferecem a cada dia opções completas para a realização dos mais diversos tipos de acontecimentos.

A escolha sempre vai depender de fatores socioeconômicos e culturais dos participantes, convidados e, é claro, do Projeto do Evento. O planejamento de hospedagem deve seguir o seguinte roteiro:

Escolha do local – após visitas e cotação de preços e tarifas de três espaços diferentes, procede-se a negociação de todas as necessidades. Geralmente é a área de Reservas e Eventos que faz o primeiro atendimento;
Reserva antecipada ou bloqueio – a partir do número de participantes e convidados, será negociado e bloqueado determinada quantidade/tipo de apartamentos e espaços. Geralmente é o próprio hotel que determina um prazo para a contratação definitiva;
Prestadores de Serviços – ao contratar a hospedagem, integrada com evento, os hotéis devem ser comunicados da programação para que possam informar, que tipos de serviços tem contratação “obrigatória”, como por exemplo: bufês, som, iluminação, audiovisual, decoração, etc...


5. Bufê

Para a contratação do serviço de Bufê – sugere-se que sempre sejam consideradas pelo menos três propostas de empresas. Para a cotação de preços e melhor serviço, informe o número estimado de convidados que irão circular internamente pelo espaço por dia, o número de dias e o horário do evento, indicando, inclusive, os horários de maior interesse para que o serviço seja intensificado.

No caso de Feiras e Exposições, uma vez que a definição da quantidade exata de bufê a contratar é tarefa complexa, é preferível fazer um acordo com a empresa de maneira que se feche inicialmente apenas a quantidade prevista para o primeiro dia. Ao passar a quantidade inicial deve-se ser moderado, pois as empresas trabalham sempre com uma margem de até 20% a mais do solicitado. Isso significa que se for solicitada quantidade para 80 pessoas haverá o suficiente para até 96.


Quanto ao número estimado de convidados/dia pode-se afirmar que, apesar da quantidade de convidados variar muito de um estande e outros tipos de evento, a experiência diz que uma estimativa inicial de 80 convidados/dia para Feiras de grande porte e estande de 100 m2 é bastante razoável de se considerar.

6. Restaurantes

Os restaurantes são espaços procurados não só para realização de eventos, como para fornecimento de serviços gastronômicos para acontecimentos externos. Muitas pessoas contratam chefes e sua brigada para levarem para suas empresas ou residências cardápios especializados.

Quando o evento é realizado dentro do restaurante pode-se contratar uma área específica, ou fechar o estabelecimento para o evento em questão. Tudo vai depender da privacidade que se pretende oferecer aos convidados.

Como a principal atração está no serviço de Alimentos e Bebidas, uma das vantagens de se realizar eventos sociais nestes espaço, é que alguns oferecem música ao vivo, incluso no serviço, além de cardápios típicos.

A desvantagem é que estes espaços já possuem ambientação, decoração e serviços fixos, que geralmente não podem ser alterados, exigindo que o Contratante e o Projeto sejam bem adequados ao local.

7. Segurança

A prática da segurança em eventos nos impõe a necessária adoção de medidas que contribuam para minimizar a incidência de riscos para quem organiza e/ou participa, tais como:

· Ênfase da segurança na entrada/recepção
· Atenção ao turno de trabalho – 6 a 8 horas de serviço por agente
· Horário definido para alimentação e revezamento de posto
· 01 agente para cada 20 convidados
· Chegada atencipada de 2 horas do início do evento
· Conhecimento prévio da escala e postos de atuação (visita prévia)
· Documentação e contato direto com o agente e com o coordenador.

Geralmente as principais áreas de atuação dos seguranças em um evento são:
· Entrada externa – portão, portaria, jardim, calçada, estacionamento
· Recepção – entrada interna
· Saídas de emergência
· Área VIP
· Bilheteria
· Barreiras físicas – muros, cercas,
· Torres de som e Luz
· Palco – frente, túneis e acessos
· Camarins
· Perímetro externo ou guaritas

Em eventos abertos deve-se ficar claro que nenhum agente pode assumir o papel que é da Guarda Civil Metropolitana ou das Policias Civil e Militar. Quando o local escolhido for área pública deve-se solicitar apoio do comando militar.


8. Empresas de Limpeza e serviços gerais

O serviço de limpeza é importante para o bem-estar e o conforto dos convidados, bem como dos funcionários que estarão trabalhando todos os dias, o dia inteiro e durante o evento, além é claro de sua função principal que é manter a higiene, limpeza e conservação do local do evento.

Um local limpo, organizado e bem-conservado transmite para o mercado uma imagem com as mesmas características da empresa e faz com que as pessoas que trabalhem com mais prazer, orgulho e tranqüilidade.

Não economize com esse tipo de serviço para que aborrecimentos desnecessários nessa área venham a exigir esforços e atenção no seu controle, deixando de lado assuntos estratégicos, como garantir o bom atendimento aos clientes.
Na contratação, prefira empresas que já atuam em eventos e que conheçam as necessidades referentes ao perfil da empresa e do público.

É interessante que uma brigada da limpeza fique a disposição, para limpar o espaço interno de evento e outra que cuide da higiene dos toaletes, nos horários de inicio do evento, intervalos e ao final das atividades, e se preciso for, reforçar estas questões tanto em contrato quanto no treinamento de pessoal.

Essas empresas também fornecem mão-de-obra para manutenção, manuseio de brindes e carregamento de materiais e equipamentos. Os carregadores sempre são solicitados para os dias de montagem e desmontagem dos eventos, bem como pelos produtores artísticos e técnicos, para montagem de palco e mesa de som.

9. Som – operação técnica e projetos

Serviços especializados que exige o envolvimento de empresa qualificada e que atenda as necessidades técnicas do evento, que vão desde a instalação de uma estrutura básica para Palestras e Seminários (caixas de som, mesa de com e microfone), até projetos especiais para lançamentos de produtos, apresentações artísticas e shows.
No caso de shows musicais, o fornecedor deve receber toda a listagem de equipamentos e instrumentos utilizados pelos artistas, que estão descritos no chamado rider técnico e mapa de palco.

10. Iluminação – operação técnica e projetos

Assim como o serviço de Som, a iluminação de um evento exige o envolvimento de empresa qualificada com profissionais e que atendam as necessidades técnicas do evento, que vão desde a instalação de uma estrutura básica de luz, até projetos especiais para lançamentos de produtos, apresentações artísticas e shows.

O projeto de iluminação para shows também obedece uma listagem fornecida pelo artista.

Algumas empresas trabalham com avançados recursos técnicos para a operação e com projetos de iluminação para todo tipo de evento, de forma a compor a cenografia e valorizara a decoração e ambientação.


11. Equipamentos técnicos – computador, DVD, TVs, data-show, teleprompter...

O mercado dispõe dos mais variados equipamentos técnicos e de informática para os eventos. Estas empresas fornecem desde computadores, palm tops, lap tops, radiocomunicadores, celulares e todos os tipos de aparelhos elétrico e eletrônicos para eventos, como por exemplo DVD players, aparelhos de TV, home teathers, entre outros.

A escolha do fornecedor deve ser feita a partir do modelo e quantidade de equipamentos que se necessita contratar. É recomendável para todo o tipo de item de serviço, a contratação de um técnico que permaneça no local do evento, para qualquer emergência. É sempre bom verificar o reabastecimento de pilhas, baterias e troca de aparelhos com defeitos.


12. Cenografia

Empresas de decoração, montagem, design e arquitetura são as mais procuradas para atender aos projetos de identidade visual dos eventos. A equipe de cenografia é a responsável por dar forma ao planejamento do evento, utilizando-se dos mais diversos recursos materiais, matérias primas e tecnologia para as construções de cenários, palcos e estruturas.

Após a aprovação do orçamento, deve-se solicitar que todos os projetos sejam apresentados em planta baixa , com desenhos (lay outa) das áreas de implantação e maquetes, que por sua vez devem ser aprovados pela equipe de planejamento e encaminhados para a aprovação final do cliente.

13. Assessoria de Imprensa e Marketing

Mesmo as empresas que possuem um departamento de Comunicação optam pela contratação de agências especializadas ou de profissionais que realizam por empreitada o trabalho de relacionamento com jornalistas e divulgação de eventos.

Ao optar pela contratação deste serviço deve-se observar se a empresa tem conhecimento da área e do público que se quer atingir.

Entre outras atribuições, as empresas de Assessoria de Imprensa são responsáveis pela distribuição de press-release (informações à imprensa), atendimento aos jornalistas, credenciamento, montagem de sala de imprensa e distribuição de material informativo e de foto-filmagem após o evento.

A área de Comunicação e Marketing é responsável pela identidade do evento, cuidando para que todos os detalhes sejam fiéis à imagem que a empresa realizadora quer manter durante e após o evento. Outra responsabilidade é com a aprovação dos materiais de comunicação, divulgação do evento para o público-alvo e a preservação do conceito do projeto. Todas as peças de comunicação produzidas devem passar pela aprovação desta área.

É a área de Comunicação e Marketing que também define a utilização dos melhores veículos de divulgação ou mídia. Alguns eventos internos utilizam ferramentas mais simples como internet, intranet, cartazes, jornais e folhetos corporativos. Outros, para atingir um grande público, se utilizam da contratação de espaços publicitários e ações promocionais.


14. Gráfica – produção e impressão

Todo o material de comunicação visual e sinalização (banners, faixas, folhetos, placas, cadernos, revistas e informativos...) são produzidos por gráficas de pequeno, médio e grande porte. Algumas fornecem o serviço completo, desde a criação até a produção gráfica. Outras necessitam da matriz (lay out e criação) do material que se quer produzir para procederem apenas com a impressão.

Na contratação são observados as dimensões (tamanhos) das peças, tipo de material que será utilizado na impressão, quantidade, cores e formatos.

A produção da sinalização obedece a programação de comunicação interna e externa, que compreende a área de realização do evento e também as áreas utilizadas para o receptivos e acesso dos participantes como aeroportos, ruas próximas ao local do evento, pontos de encontro e vias de acesso.

Após a contratação do tipo de produto e quantidade, o fornecedor contratado deve encaminhar para o contratante, uma amostra (prova) de cada material a ser produzido, para que seja aprovada a sua impressão final.

15. Brindes personalizados

Uma variedade de empresas oferece catálogos diferenciados de produtos que podem receber a identidade do evento, com temas, cores e logomarcas exclusivas.

O custo sempre varia de acordo com o tipo de produto e a quantidade solicitada. Quanto maior o número de peças, menor será o custo unitário. Prazos e qualidade devem ser rigorosamente acompanhados.

Pode-se personalizar desde peças básicas como pastas e canetas, como objetos de decoração e artigos esportivos.

Estas empresas também fornecem troféus, placas, taças e peças para condecoração em tamanhos e modelos variados.


16. Decoração Floral

O arranjo floral é a forma de ambientação e decoração mais tradicional de um evento. Plantas e flores são escolhidas de acordo com a comunicação visual e o espaço que irá utilizar.

Neste item também deve ser considerado o tipo de evento, horário, quantidade de pessoas e tamanho dos arranjos que irão compor a decoração floral. Empresas fornecedoras de flores, plantas e arranjos florais (floristas) são os mais indicados para cumprir com eficiência a tarefa.

Os floristas ao serem contratados necessitam receber o máximo de informações técnicas do local (planta baixa, acessos do público, quantidade de mesas e bancadas) e do conceito do evento, para que possam formalizar a proposta de serviço. O orçamento se baseia, principalmente, na quantidade e tipo de flores e arranjos que serão necessários para dar melhor ornamentação ao espaço.
O custo também leva em consideração a utilização de folhagens; locação de vasos; objetos decorativos; mão de obra; tempo de montagem; transporte e encargos.

Por isso, é muito importante que o florista faça antes de tudo uma visita técnica ao local e tenha contato direto com as empresas que estão fornecendo o serviço de cenografia e iluminação, para que possa realizar a composição ideal.

O contrato deste tipo de serviço, além da quantidade de arranjos a serem montados, deve descrever o tipo da flor, prazo de entrega, horário de montagem e desmontagem e forma de pagamento.


17. Cerimonial – cerimonialista, apresentador de eventos e mestre de cerimônias

A participação do Mestre de Cerimônias é imprescindível numa solenidade que se queira dar um tom oficial (clássico) ao evento, por isso não se deve confundir mestre de cerimônias com chefe de cerimonial. Quando isso acontece o resultado é acúmulo de funções para este último, o que compromete o sucesso de qualquer planejamento.
O Chefe do Cerimonial ou Coordenador de Eventos é responsável pelo planejamento, coordenação e organização do evento, em todas as suas fases, além do protocolo de implantação com as precedências e tratamentos de acordo com a legislação específica, planejando o roteiro da solenidade. O anfitrião, presidente da empresa, instituição ou ainda o coordenador da mesa, nunca devem fazer o papel de apresentador do evento.
Quem deve comandar a cena é um profissional com atuação exclusiva (mestre de cerimônias ou apresentador de evento) que, a partir de um roteiro pré-estabelecido, produzirá o roteiro final, anunciando as fases do evento. Ele deve estar familiarizado com o que irá acontecer, submetendo aos coordenadores o texto, que deve conter a relação das autoridades e convidados a serem anunciados, pela ordem de precedência.

Além de possuir um bom currículo, o profissional deve ser orientado a seguir um roteiro pré-determinado e se apresentar com traje, de acordo com tipo e horário de acontecimento do evento.

Celebridades e pessoas públicas são geralmente convidadas para a função de mestres de cerimônias, mas na verdade acabam atuando como apresentadoras e/ou animadoras, por não possuírem técnica e conhecimento das formalidades e protocolos de cerimônias públicas. Mas isso, não compromete o evento, desde que bem conduzido pelo cerimonialista, que deve dar total apoio ao profissional que atuará.

Não existe um valor fixado no mercado para este serviço, pois o custo do profissional sempre vai depender das exigências que ele mesmo impõe, a partir da experiência que comprova. Além disso, o custo final pode vir agregado de outros itens que vão desde figurino, cabeleireiro, até transporte executivo.


18. Atração artística – musical, humor, teatral, dança...

Boa parte dos eventos utiliza os serviços de artistas e/ou atrações musicais:

Música mecânica – são contratados os chamados DJs (disc-jóqueis) que atuam nos eventos após orientados do tipo de público, evento e tema que será desenvolvido. Além da música ambiente, os DJs também podem trabalhar durante todo o evento, tocando trilhas para palestras ou promovendo inclusive a parte dançante;

Música Ao Vivo instrumental – músicos, instrumentistas, conjuntos, bandas, sinfônicas e orquestras podem ser contratados para apresentações completas que variam de 15 a 1h30 minutos (caso de concertos);

Música Ao Vivo cantada – pode-se contratar som acústico, voz e violão, artistas das mais diversos níveis. Algumas bandas são especializadas em atender um público com gosto musical diverso e se apresentam com repertório variado ou segmentado (Anos 80, Rock in Roll, Sertanejo, Samba etc...), com tempo de apresentação que vai de 2 a 4 horas, com dois ou três intervalos durante o show.

Shows de Sucesso – são realizados por bandas e artistas renomados e conhecidos do grande público.Também são selecionados de acordo com o perfil do público, preço de cachê e exigências contratuais. A duração mínima destas apresentações é de 1 hora.

Performances
– além das atrações musicais é muito comum utilizar artistas das mais variadas tendências desde humoristas, atores teatrais, mágicos, dançarinos, bailarinos e até artistas plásticos para comporem o tema do evento. São chamados pocket shows (pequenas apresentações) de curta duração de 5 a 30 minutos;

Em todos os casos é preciso submeter a aprovação do cliente, adequar ao projeto e ao perfil do público-alvo. Ao valor do cachê somam-se todas as exigências técnicas, de estrutura e de atendimento que os artistas geralmente fazem.

Nenhuma atração deve se apresentar sem antes realizar teste de som, passagem de som e ensaio em horário pré-definido.


19. Estruturas e Montagens


Serviços contratados em geral para montagem de feiras, exposições, palcos e instalações de equipamentos técnicos, de som e luz, geralmente envolve serviços de engenheiros, arquitetos, serralheiros, marceneiros e montadores.

Os principais tipos de montagens são:

· balcões, Box e estandes em aeroportos e áreas de eventos;
· Implantação de cenários
· Estandes em feiras e exposições
· Mobiliários exclusivos
· Painéis, placas e totens de sinalização
· Instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia

20. Transporte

Ao contratar a transportadora é fundamental fornecer a ela as seguintes informações:

· Os locais de recebimento e entrega, bem como as datas para a entrega dos equipamentos. Se forem retirados ou entregues em mais de um endereço, discriminá-los separadamente.
· A quantidade de equipamentos descritos um a um. Nos casos em que o equipamento é separado por partes, convêm descrever todas elas. Por exemplo, se precisar levar um microcomputador, especificar o vídeo (monitor), o teclado, o mouse e a impressora separadamente;
· O valor de cada equipamento;
· O peso de cada equipamento;
· No caso de material de papelaria, a descrição por caixa fechada.

As transportadoras utilizam-se dessas informações para orçar o custo do transporte e efetuar o seguro dos bens. Um exemplo de solicitação de transporte é:


21. Confecção

As confecções são solicitadas para atender a programação de uniformes e de ambientação, cenário e decoração do evento.

Os uniformes são os vestuários exclusivos para o evento, que atendem a identidade visual, as cores e expõem a logomarca da empresa realizadora e de seus parceiros, apoiadores e patrocinadores.

A empresa contratada deve oferecer qualidade de matéria-prima, bem como aplicação (estampa ou bordado) de cores com alta fidelidade aos projetos e modelos a serem seguidos.

Os custos são apresentados a partir do tipo de material, cor, modelo e prazo a ser cumprido.

As peças devem seguir uma grade de numeração e cores, tendo o preço calculado a partir da quantidade solicitada. Quanto maior do número de peças, menor o preço unitário.


22. Mobiliário

Muitos eventos exigem a contratação de mobiliário exclusivo e especial, geralmente fornecidos por empresas de locação de produtos e móveis para eventos.

Eventos sociais abertos como confraternização, formaturas, casamentos, batizados e cultos religiosos exigem uma padronização de assentos, com tipos e desenhos que correspondente ao perfil de convidados.

Em eventos que envolvem Alimentos e Bebidas, como almoços, jantares, chás e cafés da manhã ou tarde, também é necessária a contratação de mesas, bancadas, talheres, acessórios, toalhas e etc...

Na seleção do tipo de mobiliário tem que ser exigido que a entrega dos produtos siga o mesmo padrão de estrutura, modelo e conservação das peças.


23. Foto e Filmagem

Existem três possibilidades para a contratação de serviço de fotografia do estande: ou a empresa contrata um fotógrafo já conhecido, antes do início do evento, para trabalhar por um período fixo – normalmente apenas por um dia tirando fotografias do estande, dos convidados e de situações específicas de interesse da empresa – ou contrata fotógrafos que oferecem seus serviços no próprio local da Feira/evento. A terceira opção, é a contratação de uma agência fotográfica, com serviços especializados de cobertura e arte-fotografia, com profissionais que oferecem produtos personalizados. Exemplo: Capa de Revista e montagens animadas.
Cada uma dessas opções de contratação apresenta vantagens e desvantagens, que deverão ser analisadas pelo organizador para a tomada de decisão.

Contratar um fotógrafo já conhecido, acordando o valor e o período de trabalho antes do inicio do evento/Feira, garante maior personalização do serviço, ao mesmo tempo em que se tem noção exata do valor a ser pago, pode ser incluído no orçamento, e da qualidade do trabalho que será desenvolvido. Além disso, contratar o serviço antecipadamente pode garantir maior flexibilidade de negociação com o fotógrafo, uma vez que nesse momento a empresa ainda pode contar com outros fornecedores e, portanto, realizar uma concorrência com o serviço.

Quanto ao serviço de filmagens, raras são as empresas que o contratam para Feiras. Esse recurso é comumente utilizado em outros tipos de eventos, como congressos, convenções, etc. Mesmo assim, é possível contratar o serviço de filmagem ou em conjunto com o de fotógrafo – utilizando-se da mesma empresa – ou separadamente.

Lembrando que todas as apresentações gravadas, deverão ser autorizadas pelo apresentador/palestrante, artistas e convidados, detentores do audiovisual em questão, material este que poderá ou não ser comercializado.

Para se evitar contratempos com os convidados donos dos direitos autorais da obra em questão, é salutar informar qual o propósito da gravação e esclarecer demais dúvidas. O mesmo vale para os serviços de fotografia, que poderão ou não ser vinculados na mídia, dependendo da autorização do convidado.

Bibliografia:
Freund, Francisco Tommy. Festas & Recepções. SP. Ed. SENAC,2007
Giacaglia, Maria Cecília. Organização de Eventos: Teoria e Prática. SP. Ed. Thompson Learning
Meirelles, Gilda Fleury. Tudo Sobre Eventos. São Paulo: STS, 1999
Zanella, Luiz Carlos. Manual de Organização de Eventos. SP Ed. Atlas
Matias, Marlene. Organização de Eventos: Procedimentos e Técnicas. SP. Ed. Manole, 2001.

Organização e Textos:
Alexandre, Claudia R., SP 2009. Professora, Superior Técnico de Eventos – HOTEC – Disciplina: Agenciamento de Serviços (Módulo 2) e Planejamento e Organização de Eventos (Módulo 3).
Carvalho, William Ladeia de, SP, 2008. Coordenador de Eventos - HOTEC

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