terça-feira, 2 de junho de 2009

Coluna Diversus - Fórum África surpreende na XI Semana da África em SP

por Claudia Alexandre
Um dos principais eventos em comemoração ao 25 de maio, Dia da África, foi promovido em São Paulo, pelo Fórum África, presidido pelo professor Dr. Saddo Ag Almouloud.
A programação de seis dias foi aberta oficialmente no dia 25, com uma mesa solene na Câmara Municipal de São Paulo. Coordenada pelo professor Kabenguele Munanga e com a presença do vereador Donato, especialistas africanos convidados falaram ao público sobre o tema “África: História, aspectos socioculturais e políticos”.
O tema também norteou o curso que foi ministrado por professores convidados na sede do Centro de Ciências Extas e Tecnologia da PUC/SP. O público que lotou de 26 a 28 de maio o auditório teve a oportunidade de assistir as aulas e debater com os convidados temas importantíssimos para se compreender melhor a África. Foram abordados temas como “Guerra e Etnias na África” e “África e Arte Negra: Significação pelo Povo e para o Povo”. Com exposições brilhantes se apresentaram os professores Dr. Augustin Emane (Faculdade de Direito de Nantes – França). Prof. Dr. Fily Kanouté (CECAFRO/USP), Prof. Dr. Simão Souindoula (Projeto UNESCO – Rota do Escravo), Profa. Maria Cecília Felix Calaça (Universidade Paulista).
Como parte da programação da XI Semana da África também aconteceram projeções de filmes, no Cineclube, a entrega do Prêmio Kabenguel Munanga e o Jantar Cultural, com comidas e apresentações culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário