terça-feira, 9 de junho de 2009

Apresentador de Eventos é ocupação reconhecida pelo Ministério do Trabalho

por Claudia Alexandre

O Apresentador de Eventos é um integrante indispensável no plano de realização dos mais variados tipos de acontecimentos públicos, privados e suas áreas de interesse, a saber: artística, científica, cultural, política, esportiva, negócios, promocional, religiosa e turística.
A função do Apresentador de Eventos está inserida na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), desde 1982. A CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro, organizadas e descritas por famílias, que nada mais são do que um conjunto de ocupações similares correspondente a um domínio de trabalho mais amplo que aquele da ocupação.
Estar prevista, padronizada e classificada pelo MTE, significa também que esta ocupação pode ser abordada nos mais diversos programas de qualificação profissional e de agenciamento (intermediação) da mão-de-obra.
A capacitação do profissional está ligada à prática e as oportunidades que ele encontrar no mercado de trabalho, já que no Brasil, não existem instituições públicas ou privadas que ofereçam cursos regulares de aperfeiçoamento e capacitação. Da mesma forma, não existe literatura específica sobre esta atividade.
É o código de número 3763 da CBO, que discorre sobre a ocupação do Apresentador de Espetáculos, Eventos e Programas. Estão inseridas na “família” 3763 as seguintes ocupações similares:
3763-05 - Apresentador de eventos: Animador de eventos, Apresentador animador de eventos, Apresentador de convenções, Apresentador de espetáculos;
3763-10 - Apresentador de festas populares: Animador de festas populares, Apresentador animador de festas populares, Comentarista de rodeio, Locutor de rodeio;
3763-15 - Apresentador de programas de rádio: Animador de rádio, Apresentador animador de programas de rádio;
3763-20 - Apresentador de programas de televisão: Animador de televisão, Apresentador animador de programas de televisão, Apresentador de telejornal;
3763-25 - Apresentador de circo: Animador de circo, Apresentador animador de circo.
As Principais Atividades e Aptidões do Apresentador de Eventos são: Apresentar atrações e programas; Conduzir o ritmo do evento, espetáculo ou programa; Preparar apresentação e transmissão; Transmitir credibilidade para espectador, telespectador e ouvinte
Pesquisar informações a transmitir no evento, espetáculo ou programa.
Vale lembrar, que ainda existe um vasto mercado a ser explorado por este profissional, porém o caminho ainda é árduo, com literatura inexistente e sem cursos regulares, a remuneração ainda está à "gosto do freguês".

Nenhum comentário:

Postar um comentário