quinta-feira, 2 de abril de 2009

Profissionalismo: Comunicação e Eventos

Profissional

É pós-graduada em Administração e Organização de Eventos pela Faculdade de Hotelaria e Turismo do Senac-SP, onde também se formou em Locução para Telejornalismo.
Fundou em 2000 sua empresa de Assessoria de Imprensa, a Central de Comunicação;
Atuou nas principais emissoras de rádio de São Paulo, como América AM, Gazeta AM, Imprensa FM, Tropical FM, 105 e Transcontinental FM, onde alcançou notoriedade e sucesso, entre os anos de 1992 e 1995, comandando um programa que chegou a ficar 3 anos consecutivos em primeiro lugar, o Transconexão, na primeira emissora de rádio de São Paulo a tocar 24 horas samba e pagode. Seu ingresso na emissora foi como apresentadora de estúdio do programa Alô Brasil, Alô Sucesso, com dicas de trânsito, entrevistas e música. Mas foi o Transconexão, um programa que transmitia ao vivo mega shows, fazia distribuição de prêmios e entrevistas em parques e praças da Capital e da Grande São Paulo, que Claudinha Alexandre (como é chamada no meio radiofônico) ao lado do radialista Carlinhos Gomes chegaram a alcançar altos indíces de audiência para a emissora. Artistas como Raça Negra, Negritude Junior, Exaltasamba e Katinguelê entre outros foram lançados nesta época.


Carreira

É uma apaixonada pelo carnaval das escolas de samba e entre 1988 e 2009 fez cobertura dos desfiles como repórter para diversos veículos de comunicação (jornal, rádio, revista e televisão).
Foi assessora especial da Fundação Cultural Palmares (Ministério da Cultura), onde foi responsável pela organização dos eventos preparatórios para a III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, ocorrido na África do Sul, em 2001.
Foi editora responsável pelas revistas “São Paulo, Samba e Carnaval” – RSC Editora (1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004); e Revista SP Folia (2004 e 2005).
De 94 a 2000, foi diretora artística do Grupo Cultural Afro Agueré, uma banda de samba-reggae da cidade de Porto Seguro, cujo objetivo era proporcionar atividades artístico-musicais para jovens da comunidade. O grupo excursionou por várias cidades brasileiras.
Em São Paulo, ajudou a fundar o Instituto de Pesquisa Baobá, voltado para pesquisa sobre a cultura afro-brasileira.
Em 2002, 2003 e 2004 atuou como apresentadora, repórter, editora e coordenadora de jornalismo do programa “Samba é Cultura” da TV São Paulo – Canal 14, para transmissão ao vivo dos desfiles das escolas de samba e blocos carnavalescos de São Paulo.
Em 2004, lançou em parceria com Thobias da Vai-Vai, o livro “Vai-Vai, Orgulho da Saracura”, em homenagem aos 72 anos de fundação da Escola de Samba Vai-Vai; em 2006 lançou a convite da Secretaria de Cultura de Santos, o livro “Vivaldo de Logunedé”.
Neste período tem atuado, também, como produtora e coordenadora de eventos culturais e artísticos, bem como cerimonialista e mestre de cerimônia nos mais diversificados eventos sociais, artísticos e culturais.
Em 2005, recebeu o convite do empresário, cantor e apresentador de TV, Netinho de Paula, para integrar a equipe de apresentadores da TV DA GENTE (Canal 24 UHF – SP), onde passou a ancorar diariamente o Telejornal Notícias, onde atuou como Editora Chefe do Núcleo de Jornalismo da emissora, realizando também matérias especiais e roteiro de mini-documentários.
Em 2006, atuou como repórter do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT – São Paulo), para o Jornal da Massa ancorado pelo apresentador Carlos Massa (Ratinho).
Em 2007 editou o Anuário de Carnaval (Editora Minuano), a Revista África Magazine (Centro Cultural Africano) e a Revista Estilo Fashion (Editora Domínio).
De 2007 a 2008, prestou consultoria de comunicação para o Centro Cultural Africano, com sede em São Paulo.
Em 2009, foi responsável pelo projeto de Assessoria de Comunicação para a Super Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Experiência adquirida nos oito anos em que comandou a Assessoria de Comunicação da UESP - União das Escolas de Samba Paulistanas.
Na área de Administração e Organização de Eventos atua especialmente na produção e direção de eventos culturais, artísticos e no atendimento de cerimonial e protocolo para os segmentos públicos e privados. É também requisitada como Mestre de Cerimônias.
Contatos: mailto:claudiaalexandre@tvdagente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário