quarta-feira, 5 de maio de 2010

Museu Afro Brasil abre projeto de itinerancia em Diadema

O Espaço Cândido Portinari, no Centro Cultural Diadema, recebe a exposição ‘Emblemas Afro Baianos de Rubem Valentim do Museu Afro Brasil’. A abertura ocorre nesta quarta-feira, dia 5 de maio, às 19h30, e a visitação irá até o dia 16 de junho, de terça-feira a sábado, das 13h às 19h.

Diadema é uma das primeiras cidades a receber esta exposição itinerante em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura SP – Sistema Estadual de Museus e o Acervo do Museu Afro Brasil. O evento terá como enfoque a produção de serigrafias de Rubem Valentim.

O artista é considerado um dos maiores artistas representantes da cultura afro-brasileira. Por volta de 1955 começou a buscar na cultura popular afro-brasileira os elementos que guiariam todo seu trabalho pelo resto da vida, refletido em suas pinturas e esculturas.

Em sua arte, Valentim é reconhecido por utilizar signos que sintetizam os instrumentos e ferramentas peculiares do candomblé por meio de formas geométricas. Dessa forma, elaborou uma espécie de característica que faz com que suas obras possam ser compreendidas por quem entenda as referências da religiosidade afro-brasileira.

Serviço:

Centro Cultural Diadema

Rua Graciosa, 300, Centro

Tel. 4056-3366

Nenhum comentário:

Postar um comentário