domingo, 22 de novembro de 2009

Exposição "De King a Obama" no Museu Afro Brasil


O Museu Afro Brasil em parceria com o Consulado dos Estados Unidos, promove a apresenta a exposição Eu Tenho Um Sonho: De King a Obama – A Saga Negra do Norte, com fotos, textos, caricaturas, objetos de campanha e cartazes que retratam a trajetória do negro norte-americano, desde a luta histórica pelos direitos civis tendo Martin Luther King Jr. como um de seus principais personagens até a eleição de Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos. A curadoria é de Emanoel Araujo e de Donna Wells, da Howard University (in memorium).

A exposição reúne 100 imagens de fotógrafos da Associação Exposure Group (EG), fundada por fotógrafos afro-americanos e do fotógrafo pessoal de Barack Obama, Pete Souza. Oito profissionais norte-americanos estarão em São Paulo especialmente para a mostra: Beatrice McBride, Victor Holt, Michelle Chin, Rodney Drummond, Donnamaria Jones, Danita Delaney, James Baucom e Wayne Young. Antes, no dia 19 de novembro, às 16 horas, participarão do Encontro entre Fotógrafos Afro-americanos e Afro-brasileiros, no Muse Afro Brasil.

De King a Obama...

“Quando os arquitetos de nossa República escreveram as magníficas palavras da Constituição e da Declaração da Independência estavam assinando uma nota promissória de que todo norte-americano seria herdeiro. Esta nota foi a promessa de que todos os homens, sim, homens negros assim como homens brancos, teriam garantidos os inalienáveis direitos à vida, liberdade e busca de felicidade”.

Com esta citação de Martin Luther King Jr., começa a inspiração do Diretor Curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, para a concepção da exposição em homenagem ao novo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. A intenção é traçar as duas trajetórias políticas entre os momentos destacáveis da vida social e entre os dois grandes personagens da história recente dos EUA.

Eu Tenho um Sonho: de King a Obama – A Saga Negra do Norte é também uma viagem pelos acontecimentos que marcaram época. Fotos e painéis remontam a vida negra nos estados do Sul dos EUA da América do Norte; Desenhos e caricaturas publicadas no ano de 1878 no Harper’s Weekly, mostram a visão crítica, preconceituosa e real do cotidiano da população afrodescendente; imagens de Pierre Verger retratam a vida negra no Harlem, Nova Iorque, no ano de 1937; além de registros feitos pelo fotógrafo James Vanderzee.

Onze artistas plásticos , entre eles o americano George Preston foram convidados por Emanoel Araujo a produzirem obras especialmente para a exposição, retratando Obama, são eles: Antonio Helio Cabral, Antonio Peticov, Granato, Claudio Tozzi, Floria Raiff, Helena Sardenberg, Melim, Nilton Mesquita, Futoshi Yoshizawa, Onesto.

Um percurso cronológico mostrará “A Marcha para a Igualdade – Pontos Altos do Movimento pelos Direitos Civis” com os principais fatos de 1941 a 1983, como 1947 – Branch Rickey do Brooklyn Dodgers da Liga de Beisebol rompe a linha da cor nos esportes e contrata o negro Jackie Robinson; 1955 - Martin Luther King Jr lidera boicote contra ônibus municipais que exigiam que os negros sentassem na parte traseira; 1962 – O estudante negro James Meredith entra na Universidade de Mississipi com escolta de tropas federais, como o primeiro negro matriculado; 1963 – Martin Luther King lidera a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade e faz o famoso discurso “Eu tenho Um Sonho...”; 1964 – Congresso aprova a Lei dos Direitos Civis, proibindo a discriminação em lugares públicos; 1968 – Martin Luther King Jr é assassinado e em 1982 – entra em vigor a Lei dos Direitos de Voto...

Vídeos com discursos e boa parte dos objetos lançados durante a campanha eleitoral do presidente Barack Obama também compõe a exposição, incluindo registros de frases célebres, tais como: “Acho que é justo dizer que a sabedoria convencional ditava que era impossível nós vencermos. Não tinha como um sujeito magrinho de South Side com um nome engraçado como Barack Obama vencer”, ditada pelo próprio Barack Obama.

Serviço

Exposição: Eu Tenho Um Sonho “De King a Obama – A Saga Negra do Norte”

De 20 de novembro de 2009 a 25 de janeiro de 2010

Crédito da Foto: Baker

Nenhum comentário:

Postar um comentário