domingo, 5 de julho de 2009

Mestre de Cerimônias deve unir talento e técnica

por: Claudia Alexandre
Nem só de talento sobrevive o bom Mestre de Cerimônias. Embora pessoas de reconhecida fluência verbal, profissionais do rádio e da televisão, além de oradores e oradoras sejam solicitados, com consideráveis cachês, para atuarem como apresentadores de solenidades e eventos, não se pode deixar de lado o quanto é importante a capacitação e aperfeiçoamento técnico para o exercício responsável desta função.
Muitos profissionais ainda desconhecem regras básicas de postura, formas de tratamento de autoridades, protocolos básicos e preparo técnico de imagem vocal e pessoal para se apresentarem. Além disso, também é destacável o desconhecimento de boa parte dos promotores e organizadores de eventos na contratação e apoio a um Apresentador de Eventos ou Mestre de Cerimônias.
Um dos erros mais comuns é confundir Mestre de Cerimônias com Cerimonialista ou Chefe de Cerimonial. Quando isso acontece o resultado é acúmulo de funções para o M.C., o que compromete o sucesso de qualquer planejamento.
O Chefe do Cerimonial ou Coordenador de Eventos é responsável pelo planejamento, coordenação e organização do evento, em todas as suas fases, além do protocolo de implantação com as precedências e tratamentos de acordo com a legislação específica, planejando o roteiro da solenidade. Assim como o anfitrião, o presidente da empresa ou instituição e ainda o coordenador da mesa, nunca devem fazer o papel de apresentador do evento.
Cabe ao mestre de cerimônias cumprir toda a formalidade exigida pela solenidade. Ele deverá ter conhecimento o bastante para a partir de um roteiro pré-estabelecido, produzir o roteiro final, anunciando as fases do evento. É necessário que ele esteja familiarizado com o que irá acontecer, submetendo-se aos coordenadores seu preparo e o texto que será lido, contendo a relação das autoridades, pela ordem de precedência.
Infelizmente, as instituições de ensino ainda não oferecem cursos de aperfeiçoamento, capacitação ou extensão para quem pretende ingressar ou se aperfeiçoar neste tipo de ocupação. As escolas estão formando profissionais em eventos, desconsiderando que algumas funções estão ganhando cada vez mais destaque neste universo e podem sofrer prejuízos se forem invadidos por aventureiros. Só em São Paulo, a capital dos eventos, a cada 6 minutos um evento é realizado, resultando em cerca de 90 mil realizados no ano. Isto significa a geração de 500 empregos diretos e indiretos, sendo o Meste de Cerimônias a quinta mão de obra temporária mais contratada para eventos, de acordo com pesquisa da FCC&VB/SEBRAE/CTI.
Para exercer esta função é preciso apresentar um conjunto de habilidades e acumular conhecimento teórico, técnico e prático das regras ou protocolos impostos às cerimônias; ter boa voz, boa dicção e boa leitura; treinamento e aperfeiçoamento entre outros.
Enfim, o Mestre de Cerimônias não é um “Show-man”, embora muitos organizadores prefiram entregar esta tarefa para notáveis, colunáveis e celebridades.

2 comentários:

  1. Olá Cláuda, fiquei bastante impressionado com seu comentário sobre a verdadeira função do mestre de cerimônias. Sou um e às vezes tenho dificuldade em atuar na área que também está cheia de aventureiros. Também já me deparei com organizações que jogam para nós, a responsabilidade de ser mestre de cerimônias e cerimonialista.
    Um forte abraço e parabéns

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  2. Gostaria de saber o email ou telefone paracontratar seus serviços.

    Rafaela Postilhone
    rafaela@infinita.com.br

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